Relatos de viagem: Torres del Paine – Circuito Q – Dia 4

4º DIA – ACAMP. LAS TORRES X Acamp. SERÓN

las-torres-3

circuito q

O principal motivo de se acampar no “las torres”, além da gratuidade, é o fato deste ser a última base antes do Mirador “las torres”. Em outras palavras, significa que você pode acordar um pouco mais tarde e ainda ver os primeiros raios de sol beijando as rochas que são o símbolo do Parque e que dão nome à este num espetáculo incrível de beleza e paz.

Las torres

Fonte: wikipedia

Devido ao cansaço da noite anterior não conseguimos acordar tão cedo quanto gostaríamos e, apesar do despertador ter gritado muitas vezes, só levantamos às 7h.

acampamento las torres

Só as barracas no acampamento. Sinal que estávamos atrasados

Vestimos uma mochila de ataque contendo algumas frutas desidratadas e água e partimos rumo ao nosso 1º destino. O percurso é consideravelmente íngreme, leva cerca de uma hora até a base dos Picos e é bem demarcado. Vale destacar que ao longo da caminhada o viajante encontra vários pontos com vistas que rendem fotos incríveis!

mirador las torres

mirador las torres-subida

O céu estava perfeitamente claro – não poderíamos ter pedido por melhores condições – e assim que avistamos a base das Torres ficamos extasiados. Apesar do cansaço e das dores no corpo devido ao desgaste do dia anterior, a paisagem que te recepciona é uma recompensa emocionante!

Vale cada passo, cada fisgada na panturrilha, cada gota de suor derramada na subida! Sentimo-nos simplesmente realizados e agradecidos por termos tido a oportunidade de estar ali.

mirador las torres

Revigorados e com uma sensação de paz interior incrível, iniciamos a descida. O fluxo contrário das pessoas que estavam em acampamentos mais distantes era intenso e por vezes a caminhada tinha de ser interrompida para que aqueles que estavam subindo passassem. Em alguns pontos só era possível trilhar um por vez.

Chegamos no acampamento Las Torres por volta das 11h, arrumamos as coisas, desmontamos a barraca e partimos rumo ao Acampamento Serón.

Novamente atrasados, é verdade, porém dessa vez de forma consciente já que preferimos estender um pouco mais a nossa permanência no mirante por conta da energia que o lugar emanava.

Vale ascencio

Fazendo o caminho de volta…

Raposa

Um dos verdadeiros “donos” desse lugar mágico

Um dos privilégios de se fazer essas pernas do circuito “W” é que você faz o caminho indo e vindo, ou seja, aprecia as paisagens à sua frente num dia e no seguinte àquelas que estavam atrás de você.

vale ascencio

Descendo a colina e tendo o reverso do visual apreciado no dia anterior.

mirador las torres

Boa parte do percurso desse dia era de paisagens que já havíamos visto no dia anterior (principalmente porque tínhamos errado o caminho 😡 , lembram? Para quem não se recorda,  leia aqui o nosso desastre 🙄 )

parte do circuito Q, torres del paine

Agora sim, indo na direção correta!

Hotel las torres

Entre o Hotel de luxo aí da foto acima e o acampamento Serón o percurso era, digamos, “comum” e consistia numa trilha que ora era fechada e ora composta por caminhos descampados.

bosque, torres del paine Indo para o acampamento Serón

Verdade seja dita, essa parte do percurso tinha sim a sua beleza mas quando comparado com o que tínhamos visto pela manhã concluíamos que era um paralelo injusto.

O atraso proposital no Mirante Las Torres nos custou a luz natural. Chegamos no acampamento Serón de noite e exaustos.

Assim como no dia anterior, não tivemos muita opção de local para montar a barraca – apesar da quantidade de trekkers ter diminuído bastante já que só vem para essas bandas quem está fazendo o circuito “Q” ou o “O”. Sem stress, o cansaço, novamente, falava mais alto. Dessa vez preparamos uma sopa antes de dormir mas como passava das 22h os banheiros para banho já estavam fechados e a ducha teve de ficar para o dia seguinte. :mrgreen:

Circuito Q, torres del paine Camping Serón

Em relação ao acampamento, fica a dica: O refúgio está localizado num campo aberto e, portanto, sujeito às intempéries do clima da região (em outras palavras, muita ventania) – cuidado ao deixar roupas penduradas fora da barraca. Possui uma pequena mercearia onde se pode comprar biscoitos, enlatados, pão, vinho, etc. e conta também com banheiros  e duchas com água quente para banho das 6h às 22h. Ah, o pequeno armazém também só funciona neste horário.

RESUMO DO DIA:
  • 4º dia: Acamp. Las Torres – Acamp. Serón
  • Distância: 23 km
  • Total: 81,5 km
  • Tempo: 12,5h
  • Vídeo-relato do dia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *