Relatos de viagem: Torres del Paine – Circuito Q – Dia 3

3º DIA – ACAMP. ITALIANO X ACAMP. LAS TORRES

lago Nordenskjöld

Ter conseguido um bom lugar para acampar no dia anterior foi realmente fundamental 😛 . Os ventos na base do vale do francês são assustadores e o frio perto da corredeira que margeia o refúgio, pelo que ouvimos no café da manhã, atrapalhou o sono de muita gente.

Acampamento italiano

Nosso objetivo do dia era o Acampamento Las Torres (gratuito) e a trilha que encararíamos é, provavelmente, a mais batida e desbravada do Parque (o que significava também muito tráfego).

3º dia - circuito Q

O caminho tem uma variedade incrível de vida animal/vegetal e por grande parte do trajeto vamos margeando e sendo hipnotizado pelas as águas azuis leitosas do lago Nordenskjold à direita. Na verdade o transe alterna entre os encantos do lago e a visão do imponente maciço Paine à esquerda, com seus pontões (Los Cuernos) exibindo seus tons multi-coloridos.

 

lago Nordenskjöld

Uma pequena pausa para abastecer a garrafa d’água

Depois de 1h30min (aproximadamente, muuuito tráfego de pessoas nesse trecho do percurso) chegamos ao acampamento Los Cuernos. Fizemos um lanchinho básico, retiramos de vez os casacos de frio e continuamos a caminhada rumo ao destino final. Previsão de chegada: em 5-6h, saindo de Los Cuernos.

los cuernos até acamp. las torres

Transporte do Lixo, torres del paine

Uma curiosidade: Eis como é transportado o lixo dos acampamentos, hotéis, etc. dentro do Parque

O percurso no começo é bem limpo, aberto e com pouca variação de altitude. Inclusive tudo parecia tão óbvio que cometemos um erro primário. Não observamos a placa que apontava para o Acampamento Las torres e fomos em outra direção. Eu explico: como o trecho até o camping é a última perna do “W” isto significa dizer que ele também é facultativo ou seja, você pode, caso queira, passar por ele e seguir em frente.

erro de percurso torres del paine

torres del paine - circuito Q

Indo tranquilamente na direção errada…

Este erro nos custou quase 2h e tão logo percebemos o erro bateu o desespero. Será que daria para chegar ao Acampamento Las Torres antes do anoitecer?

Vale do Rio Ascencio

Só um pouquinho do que teríamos que encarar, o acampamento era bem depois do bosque lá do fundo

Deu, mas isso nos custou um esforço físico e psicológico tremendo… Imagine, você gasta aquele restinho de energia do dia pensando: “O acampamento está logo ali, dá para forçar mais um pouquinho… Já está acabando, vou até comer o resto de comida que sobrou!”. 😎  Daí descobre que aquela parada derradeira não é o fim, 😯 que tem mais 2h de caminhada por um trecho longo de subida. Nossa, vou dizer para vocês, JAMAIS cometam esse erro!!! Que sensação horrível de desânimo… As dores na musculatura pareciam ter triplicado e os minutos começaram a parecer horas! Se tiver alguém da área médica lendo este relato, por favor, me explique que sensação terrível é essa!

DSC02858

O caminho que nos levaria para o acampamento Las Torres, apesar de bem puxado, nos proporcionou belas imagens. Claro que não deu para prestar muita atenção por causa do cansaço e do psicológico abatido mas a sensação de paz que o lugar inspira é notório.

Chegamos no Acampamento Chileno e ele já estava lotado. Era um mau sinal. Bora apertar o passo (como se fosse fácil depois de tudo que passamos)!

Seguimos a trilha, que agora adentrava o bosque intercalando áreas mais abertas e outras bem fechadas. Apesar de seguir subindo, a não exposição ao sol (já passavam das 19h) e ao vento (“quebrado” pelas árvores) ajudava bastante.

chegada ao acampamento las torres

Quando chegamos ao acampamento Las Torres já era noite e fomos recepcionados pelo guarda-parques que nos alertaram para os perigos de caminhar a noite. Reconhecemos nosso erro e, exaustos, fomos armar o acampamento.

Diferente da noite anterior, nos restaram péssimas opções de local (fora que quase destruímos umas 3 barracas pisando e tropeçando nas suas cordinhas de sustentação enquanto procurávamos um lugar no escuro), porém o cansaço era tanto que tão logo a barraca ficou em pé fomos dormir. Sim, sujos e com fome.

RESUMO DO DIA:
  • 3º dia: Acamp. Italiano – Acamp. Las Torres
  • Distância: 20 km
  • Total: 58,5 km
  • Tempo: 9,5h
  • Vídeo-relato do dia:

No próximo post, a visão do paraíso! 😀

Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *