Os melhores Parques Nacionais do mundo divididos por Continente

De bobeira em algum continente por aí? Ótimo! Sabia que a melhor maneira de se conhecer as mais incríveis maravilhas naturais do mundo é visitando os Parques nacionais de uma determinada região? Sabendo disso, listamos para vocês as melhores opções, por continente.

É pessoal, felizmente os governos de todo o mundo têm tomado medidas para preservar as suas áreas de grande beleza natural, biodiversidade e ainda intocadas pelo Ser Humano.

Das planícies e desertos da África às cachoeiras e geleiras da América do Sul, cada continente tem algo diferente para oferecer e mochilandonaweb conseguimos montar uma lista completinha para vocês dos melhores Parques Nacionais do mundo, por continente. Tome nota e inspire-se!

 

ÁSIA

SAGARMATHA NATIONAL PARK, NEPAL

SAGARMATHA NATIONAL PARK

Literalmente dominado pela montanha mais alta do mundo, o monte Everest, este parque nacional foi criado em 1976 e atrai todos os anos milhares de visitantes, peregrinos e escaladores. Sagarmāthā é uma palavra derivada de um dialeto local onde Sagar que significa “céu” e Matha quer dizer “cabeça”.

JIUZHAIGOU VALLEY PARK NATIONAL, CHINA

Jiuzhaigou china

Conhecida por suas incríveis cachoeiras em camadas, lagos coloridos e picos cobertos de neve, este multi-colorido parque nacional na China parece algo saído de um romance de Tolkien. É ou não é de tirar o fôlego?

GÖREME NATIONAL PARK, TURQUIA

Parque nacional de goreme turquia

Com grandes rochas esculpidas pela ação da erosão, do vento e água, Göreme está repleta de habitações trogloditas e cidades subterrâneas provenientes de povos antigos que viveram naquela região no século 4. 

PARQUE NACIONAL DE KOMODO, NA INDONÉSIA

komodo parque nacional

Qual a 1ª coisa que vem a sua mente quando você lê a palavra “komodo”? Claro, claro, o dragão. Tudo bem que o maior lagarto do mundo percorre, de fato, o Lesser Sunda Islands (esse lugar da foto aí encima) mas com tantas belezas naturais eu creio que a última coisa que você irá querer ver no Parque é o dragão né?!

Ah, estudiosos dizem, inclusive, que o Parque provavelmente seja a melhor visão sobre o mundo em que os dinossauros viviam. Tempo bom aquele né?!

BANNERGHATTA NATIONAL PARK, ÍNDIA

Parque nacional india

Com um santuário de elefantes, jardim zoológico, o maior borboletário da Índia, cobras e um parque-safári que inclui ursos, leões, zebras, leopardos, bem como os tigres brancos e  de Bengala, este é um dos melhores lugares do mundo para observar tamanha diversidade de vida selvagem.

AMÉRICA DO NORTE

GRAND CANYON NATIONAL PARK, EUA

GRAND CANYON NATIONAL PARK

Considerado o maior e mais espetacular cânion do planeta, o segundo Parque Nacional mais visitado dos EUA também é tido como uma das sete maravilhas naturais do mundo, visitado por milhares de turistas anualmente. Se não bastasse, a grande malha de trilhas do Parque leva ainda o título de um dos melhores lugares do planeta para se fazer caminhadas.

PARQUE NACIONAL DE TIKAL, GUATEMALA

Tikal national park

Muitas vezes negligenciado em desfavor do mais popular e acessível sítio arqueológico do méxico (Chichen Itza), Tikal não deveria ser deixado de lado quando o assunto são Parques Nacionais. Ele abriga simplesmente o maior sítio escavado do continente americano e contém alguns dos restos arqueológicos mais impressionantes da civilização Maia.

BANFF NATIONAL PARK, CANADÁ

Banff national park

Tombado como Parque Nacional em 1885, o primeiro parque nacional do Canadá se estende  por uma região repleta de paisagens incomparáveis e montanhas majestosas. Possui mais de 1.600 km de trilhas bem definidas com muita área verde cercada por cenários inesquecíveis. Vale ainda dizer que no inverno o Parque se torna um dos destinos mais procurados do Canadá! Em outras palavras, quando o assunto é turismo em Banff é bom se programar com antecedência!

PARQUE NACIONAL DE TULUM, MÉXICO

Tulum Nacional Park

Uma das últimas cidades habitadas e construídas pelos maias impressiona por suas imagens. Tulum é um dos poucos lugares no mundo onde você pode vagar por antigas ruínas pela manhã e mergulhar em águas azul-turquesa na parte da tarde. Chato né?!

PARQUE NACIONAL DE YELLOWSTONE, EUA

yellowstone national park

Escolher apenas dois parques nacionais dos EUA para esta lista foi uma tarefa difícil, mas a diversidade de vida selvagem de Yellowstone simplesmente não pode ser ignorada. Isso sem contar que o parque possui a maior concentração de gêiseres do planeta, além das águas termais que dão um show à parte com as suas explosões em intervalos regulares.

 

AMÉRICA DO SUL

TORRES DEL PAINE NATIONAL PARK, CHILE

Las torres torres del paine

Em 2013 a National Geographic classificou Parque Nacional Torres del Paine como o quinto lugar mais bonito do planeta. Dá uma olhadinha nos nossos posts e relatos de viagem sobre o Parque e vocês entenderão o porquê 😎 .

PARQUE NACIONAL DE GALÁPAGOS

komodo parque nacional

O arquipélago primitivo de Galápagos é refúgio para algumas das espécies mais raras e únicas do mundo animal. Inclusive muitos deles só podem ser encontrados nessas ilhas localizadas a 906 km a oeste do Equador continental.

PARQUE NACIONAL DE IGUAZU, ARGENTINA

IGUAZU FALLS argentina

O Parque Nacional Iguazú é uma área protegida, criada na Argentina no ano 1934 com o objetivo de conservar as Cataratas do Iguaçu e a biodiversidade que as rodeia. Asseguro-lhes, as cachoeiras realmente assustam. Apesar de ficar na fronteira entre o Brasil e a Argentina, no lado dos hermanos você encontrará grande parte das quedas d’água e poderá acessá-las mais de perto, além de possuir os melhores roteiros e descidas às espetaculares corredeiras gigantes. O lado brasileiro, em contrapartida, te fornecerá uma visão panorâmica melhor das cataratas, ou seja, para conhecer o parque por completo o ideal é visitar ambos os lados.

LOS GLACIARES NATIONAL PARK, ARGENTINA

los glaciares

Perito Moreno é uma das poucas geleiras do mundo em um estado de equilíbrio (ela vai recuando e crescendo no mesmo ritmo ao longo das estações). Sua extensão de gelo azul é de 250 km 2 de área e de 74m, em média, de altura.

PARQUE NACIONAL CANAIMA, VENEZUELA

canaima venezuela parque nacional

Considerado o sexto maior parque nacional do mundo, Canaima é o tamanho da Bélgica e possui a cachoeira mais alta do mundo, Angel Falls, com seus 1,002m de altura.

EUROPA

PARQUE NACIONAL JOSTEDALSBREEN, NORUEGA

national park noruega

Este parque é o lar do maior glaciar do continente europeu. Com o aquecimento global as geleiras tem encolhido nos últimos anos e conforme isso acontece vem sendo revelado ruínas de fazendas que foram absorvidos pelo glaciar há seculos atrás.

CAIRNGORMS NATIONAL PARK, Reino Unido

Cairngorms national park

Maior parque nacional da Grã-Bretanha, os Cairngorms constituem a cadeia de montanhas mais altas do Reino Unido. A região é cercada pelos belos vales dos rios Spey e Dee, cada um passando por paisagens deslumbrantes de pinhais cheios de vida selvagem. Vale muito uma visita, acompanhado do tradicional chá das 5, é claro.

 

PLITVICE LAKES NATIONAL PARK, CROÁCIA

parque croacia plitvice

Plitvice  é o parque nacional da Croácia mundialmente famoso por seus 16 lagos em cascata de cores distintas que vão desde azul brilhante a verde esmeralda passando por tons de cinza (sem trocadilho com o livro ok? 😛 . Aliás, interessante dizer que as cores mudam constantemente, dependendo da quantidade de minerais presentes na água e do ângulo de luz solar que incide sobre os lagos. Atração imperdível para quem visita o país.

PARQUE NACIONAL SUÍÇO, SUÍÇA

Parque nacional da suiça

Localizado em uma área particularmente impressionante dos sempre impressionantes Alpes suiços, este parque não pode ser explorado na sua totalidade. Esta filosofia de “proteção total” justifica, em tese, o porque da região ser tão incrivelmente bela!

 

PARQUE NACIONAL DE TATRA, POLÔNIA

national park poland

Definido por seus picos alpinos, lagos glaciais, cavernas nas montanhas e grandes extensões de florestas verdes, esta área da Polônia é o destino ideal para os adeptos das trilhas e entusiastas do meio ambiente e de atividades ao ar livre.

 

OCEANIA

PARQUE NACIONAL DE KAKADU, AUSTRÁLIA

KAKADU australia parque nacional

Vivendo por lá há mais de 50.000 anos, os aborígines são a cultura viva mais antiga na terra. Mais de metade do parque é terra aborígine e lar de pinturas rupestres datadas de 20.000 anos de idade, 10.000 crocodilos e de uma variedade de plantas e animais raras e endêmicas, incluindo mais de um terço das espécies de aves da Austrália e um quarto das suas espécies de peixe de água doce.

 

RAPA NUI NATIONAL PARK, CHILE

Ilha de pascoa

Politicamente o Parque pode até ser parte do Chile mas, geograficamente,  a Ilha de Páscoa está muito mais próxima da Polinésia. Considerado o lugar mais remoto da terra (seu vizinho mais próximo é a cidade de Pitcairn, 2,000 km a oeste), Rapa Nui (que significa ilha de páscoa no idioma nativo) é conhecida mundialmente pelas enormes estátuas de pedra erguidas por um povo que não foi capaz de preservar o lugar em que vivia.

 

BOUMA NATIONAL PARK, FIJI

parque nacional fiji

O interior exuberante de Taveuni, conhecida como a “Ilha Jardim”, faz com o Parque seja um destino perfeito para dias de caminhadas e trekking na selva. As trilhas da ilha fornecem imagens de cinema e tenho certeza de que numa delas, de fato, você se sentirá o tarzan do mundo moderno.

 

FIORDLAND NATIONAL PARK, NOVA ZELÂNDIA

Fiord nova zelandia

O maior dos 14 parques nacionais da Nova Zelândia é o lugar onde as montanhas e vales saltam aos olhos e a precipitação é medida em metros! Calma, não deixe que o tempo notoriamente imprevisível do local te abata:  Fiordland tem uma excelente rede de trilhas para caminhada e é o local perfeito para desfrutar tanto desse tipo de atividade ao ar livre como simplesmente relaxar e apreciar a paisagem durante uma chuva torrencial de verão.

 

GREAT BARRIER REEF MARINE PARK, AUSTRÁLIA

parque nacional da australia barreira de corais

Conforme os senhores podem observar na foto, o GBRMP é claramente um dos maiores tesouros naturais do mundo. A Grande Barreira de Corais é considerado o recife de coral do planeta e pode até mesmo ser visto do espaço sideral! É também a maior estrutura única do mundo feita por organismos vivos.

 

AFRICA

PARQUE NACIONAL DO SERENGETI, TANZÂNIA

serengeti national park

Um dos lugares mais conhecidos de todo o continente Africano quando o assunto é fazer um safári, o Parque Nacional do Serengeti, Localizado na Tanzânia,  é o lar do mais antigo ecossistema do planeta e sedia todos os anos a maior migração de mamíferos terrestres da Terra.

Patrimônio Mundial da Unesco, suas vastas pradarias constitui um dos melhores lugares para se observar a vida selvagem.

 

NAMIB-NAUKLUFT NATIONAL PARK, NAMÍBIA

parque nacional NAMIB-NAUKLUFT

Abrangendo parte do deserto do Namibe , esta região hiper-árida é conhecida por seu clima hostil, dunas de areia vermelhas e árvores mortas e retorcidas com mais de 550 anos de idade.

PARQUE NACIONAL DE KRUGER, ÁFRICA DO SUL

Parque nacional de kruger

Conhecido como uma das maiores reservas de caça na África, o Kruger National Park é o carro-chefe dos parques nacionais sul-Africanos.

Ele estende-se por cerca de 350 km ao longo da fronteira com Moçambique e todos os anos recebe mais de um milhão de viajantes do mundo inteiro. Com o título de verdadeiro paraíso natural na Terra, possuir mais de 50 espécies diferentes de mamíferos e quase 500 espécies de pássaros registrados.

Inclusive é um dos poucos lugares remanescentes onde ainda é possível observar de perto, numa mesma área, os “big five” (denominação dada a um grupo específico de 5 mamíferos de grande porte: leões, leopardos, elefantes, búfalos e rinocerontes).

VICTORIA FALLS NATIONAL PARK, ZIMBABWE

Victoria falls

Victoria Falls é a casa da “fumaça que troveja“, definição dada àquilo que talvez seja uma das cachoeiras mais espetaculares do planeta. Também é conhecida como a maior folha do mundo de água que cai, com base em sua incrível largura de 1,708m  e altura de 108m. FANTÁSTICO!

 

SKELETON COAST NATIONAL PARK, NAMÍBIA

skeleton park

nome deste Parque tão singular deriva dos ossos de baleia e focas que comumente eram encontrados na Costa. Com o passar dos anos, os ossos perderam esse status para os restos de mais de mil esqueletos de naufrágios que, convenhamos, é muito mais atrativo para os turistas e suas intermináveis selfies.

skeleton national park bones

Uma foto com o plano do fundo ficaria melhor na sua sala do que o do crânio em destaque não é mesmo?

 

ANTÁRTIDA

antarctica

No continente mais inóspito do planeta não existem parques nacionais. Fato. O que nos resta? Vamos chamar toda a região como um “parque internacional”, pode ser? Um parque internacional que se resume no lugar mais frio, mais seco e mais ventoso da Terra. Também considerado um deserto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *